Comandante António Leitão passa ao Quadro de Honra

01-02-2019

O Comandante António Manuel Salgueiro Henriques Leitão deu por terminada a sua missão ao fim de 18 anos e 10 meses de serviços prestados à causa dos bombeiros portugueses e na liderança do Comando dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte.

Com efeitos a 31 de Janeiro, transitou para o Quadro de Honra (QH), passando a comandar o Corpo de Bombeiros, em regime de substituição, o 2.º Comandante João Pedro Nunes de Carvalho.

A nomeação de um novo Comandante ficará a cargo da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte.

Nesta publicação partilhamos ainda o Comunicado deixado pelo Senhor Comandante António Leitão ao Quadro Ativo dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte:

"Caros Srs.

António Manuel Salgueiro Henriques Leitão, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte, informa que o seu pedido de passagem a Quadro de Honra, mereceu despacho favorável do Sr. Presidente da ANPC.

Cessa assim a função de Comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Belmonte, iniciada em Março de 2000, sendo da competência da Direcção da AHBVB a nomeação do novo Comandante. Até lá e de acordo com a Regime Jurídico dos Corpos de Bombeiros, será substituído de forma interina pelo 2.º Comandante, João Pedro Carvalho, com efeitos a partir do dia de hoje.

Resta-me agradecer a todos os bombeiros e bombeiras que sempre confiaram em mim, para liderar a vertente operacional, da maior e mais digna estrutura de apoio social e de prestação de socorro do Concelho de Belmonte, durante quase duas décadas.

Na verdade o que faz um bom Corpo de Bombeiros são os seus Bombeiros, e não haja dúvida de que os do Concelho de Belmonte são dos melhores que conheço, gente boa, desinteressada e com muito valor.

Obrigado a todos pelo vosso apoio, foi uma grande honra ter servido uma causa tão nobre, foi uma honra ter trabalhado com gente tão digna e respeitável, que tanto tem dado ao Concelho de Belmonte, ao Distrito e a Portugal.

Resta-me desejar as maiores felicidades as V. Exas. e às vossas famílias e que continuem a abraçar e a defender a causa humanitária.

Quartel em Belmonte, 31 de Janeiro de 2019.

Com os melhores cumprimentos

O Comandante

(António Leitão)"